E NOIS
Dessa maneira, o ar é submetido a uma segunda separação de condensado de água e óleo.
Posteriormente, o ar comprimido pode ainda passar por um filtro fino, a fim de eliminar os corpos estranhos.
4.3. Unidade de conservação
A unidade de conservação tem a finalidade de purificar o ar comprimido, ajustar uma pressão constante do ar e acrescentar uma fina neblina de óleo ao ar comprimido, para fins de lubrificação.
Devido a isso, a unidade de conservação aumenta consideravelmente a segurança de funcionamento dos equipamentos pneumáticos.
A unidade de conservação é uma combinação de:
Simbologia:
A). Filtro de ar comprimido
A função do filtro de ar é reter as partículas de impurezas, bem como a água condensada, presente no ar que passa por ele.
Funcionamento:
O ar comprimido, ao entrar no copo do filtro, é forçado a um movimento de rotação por meio de rasgos direcionais. Com isso, por meio de força centrífuga separam-se impurezas maiores e gotículas de água, que se depositam então no fundo do copo
O condensado acumulado no fundo do copo deve ser eliminado, o mais tardar, ao atingir a marca do nível máximo, já que, se isto não ocorrer, será arrastado novamente pelo ar que passa.
As partículas sólidas maiores que a porosidade do filtro, são retidas por este. Com o tempo, o acúmulo dessas partículas impede a passagem do ar. Portanto, o elemento filtrante (bronze sinterizado ou malha de nylon) deve ser limpo ou substituído em intervalor regulares.
Em filtros normais, a porosidade encontra-se entre 30 e 70 microns. Filtros mais finos têm elementos com porosidade