DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOGAL
1
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho num primeiro momento vai retratar de maneira sucinta as questões que envolvem a análise de processos que configuram a dinâmica do capitalismo mundial refletem suas consequências de diferentes maneiras dentro do universo econômico e social das formações sociais nacionais. Nesse sentido, o processo histórico que deu origem as diferentes nações e sua forma de inserção no mercado capitalista mundial influenciam na sua atuação e seu poder de influência na coordenação do sistema e sobrevivência deste, gerando tensões de ordem política, econômica, militar, etc. É desse modo que, após crises profundas, reajustamento e fortalecimento do capitalismo que esse modo de produção é reestruturado, a partir de ações e reações que impactam nas nações, mas que voltam a dar estabilidade ao sistema, que se reestrutura para se manter mais forte até a próxima crise.
Em segundo momento, sob a perspectiva da administração e com apoio de artigos indicados, bem como pesquisa de campo, retratará o planejamento estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local ou Regional. Destacando qual é vocação econômica atual da cidade, como também o seu Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local, o qual tomou por base informações diversas do próprio pólo e pretende apresentar um panorama da representatividade do setor em questão para economia regional do Estado de São Paulo.
Propõem-se aqui ações que visam o desenvolvimento sustentável do arranjo seja nos quesitos da gestão do APL e seu desenvolvimento diante das necessidades apresentadas pela competitividade atual, como nos mecanismos de governança e decisões. De tal modo que insta ressaltar a representatividade das empresas e instituições locais em busca de um novo contexto interinstitucional capaz de alavancar e desenvolver projetos estruturantes para o APL (arranjo produtivo local), como também, para que esses benefícios possam ser transbordados e incorporados pelas demais