Desenvolvimento economico china
Nos ultimos anos a China se tornou uma das economias que mais cresceram no mundo, sendo uma media de crescimento em 10% e assim tornando-se a segunda maior economia e o terceiro mair país do mundo.
O que potencializou a transformação da economia foram as grandes reformas economicas, onde o governo acalerou a abertura de empresas, aumentou as proteções dos investidores e reduziu a burocracia relativa ao comercio internacional. Assim a China cresceu e se tornou a economia de maior crescimento global. E é o segundo país do mundo em PIB nominal e PIB real, embora sua renda per capita ainda seja baixa. A moeda é desvalorizada, e o custo de vida é baixo.
Esse grande sucesso da China é devido ao seu baixo custo de produção. Como mão-de-obra barata, bom nivel de tecnologia, alta produtividade, politica governamental favoravel, entre outros. Desta forma atrai olhares de empresas de outros paises na area chinesa para explorar comercialmente o local. Mas a burocracia esta presente desde o sistema politico e juridico do estado e segue no modelo estabelecido como regra para investimentos estrangeiro, e para isso teriam que se associar a um investidor local em cotas de 50%. Mas existem fatores positivos onde o governo da um grande incentivo com isenção de 5 anos para empresas que em seu país, já estejam atuando no mercado a mais de 10 anos.
Alguns aspectos negativos como corrupção em alguns casos é punido até mesmo com pena de morte, melhorar a infra-estrutura estabelecer melhores garantias sociais, pois tanto o sistema empresarial quanto o financeiro ainda necessitem de reformas para que mais empresas estrangeiras possam confiar no investimento a ser realizado.
Crescimento economico não se traduz a qualidade de vida, independente deste cenario positivo da economia, ainda existem pontos a serem mudados e desenvolvidos como por exemplo os problemas relacionados a poluição, as leis trabalhistas, entre outros. E mesmo com estas