Desenvolvimento economico china
Mesmo sendo um pais comunista, mas com uma economia de mercado aberto, a China vem sofrendo substancias mudanças em seu cenário econômico.
Com um PIB que ultrapassa os 7 trilhões de dólares, um aumento de 9,2% de2010 para 2011 representando 9,5% do total mundial de acordo com o Jornal o Globo. Já Pequim um dos quatro municípios chineses diretamente dependentes do Governo Central teve um PIB per capita superior a 10 mil dólares tendo um aumento de 10,1 % de acordo com a CIA (Central Intelligence Agency).
Assim a China vem se mostrando um dos principais destinos para investimentos estrangeiros.
Com um IDH de 0,687 de acordo com o Pnud 2011 é considerado médio com relação ao resto do mundo , sendo equiparado ao IDH da Bolívia e Tailândia.
Isso se da a fatores como educação e concentração de renda etc. A concentração de renda na China é algo muito preocupante e desigual pois encontramos na China cerca de 10 milhões de milionários com um contraste de 20 a 30 milhões de habitantes que vivem abaixo da linha da pobreza, a China possui hoje cerca de 350 milhões de pessoas na classe média alta (umas 10 milhões milionárias), 500 milhões nas classes médias baixa e média, uns 500 milhões de pobres e, segundo dados da UNCTAD, cerca de 20 a 30 milhões ainda vivendo abaixo da linha da pobreza. mas estudos mostram que com o crescimento econômica da China se prevê que em 2020 a maioria do habitantes terá um piso de vida medianamente abastado conforme dito por Wladimir Pomar analista político e escritor.
A educação segue o sistema de nove anos de estudos obrigatórios. De acordo com economista, especialista em educação e colunista de VEJA Gustavo Ioschpe economista, a China tem uma postura de valorização do estudo, que vem desde a época da instituição dos exames imperiais, no século sétimo. Onde os alunos tem uma carga de estudos realmente alta e com isso abdicam de muitas coisas que pra nós são naturais e