Desenvolvimento do Estado Brasileiro
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAUDE
(Modalidade à Distância)
TAREFA 01
Quaraí
2014
O período Colonial abrange do Descobrimento até a chegada da Família Real ao Brasil, período em que a colônia foi preparada para receber a monarquia e boa parte da nobreza portuguesa. O Brasil era uma porção de terras, habitadas por indígenas, negros e alguns europeus.Sendo de posse de Portugal o Brasil teve todo o período marcado pela exploração de nossos recursos naturais e humanos em benefício dos lusitanos.Os portugueses tiveram um pouco de resistência dos indígenas para trabalhar então começaram a trazer escravos negros da Africa , o uso do escravo como mão de obra teve início com a atividade açucareira, estes se tornar a massa trabalhadora mais significativa na economia colonial, especialmente nas ricas regiões produtoras de açúcar do Nordeste. Os portugueses extraíram o máximo de riquezas da colônia, para envio a metrópole.
A função da nossa colônia era produzir bens primários a baixo custo para comercialização na Europa, o Brasil era totalmente subordinado econômica e politicamente pela coroa portuguesa e pelo trabalho escravo.
A corte portuguesa chega em 1808 e começam grandes transições como a independência e autonomia nacional, O primeiro reinado caracterizou-se por ser um período de transição. Foi marcado por uma grande crise econômica, financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil só ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.
Na segunda metade do século XIX e o momento de maiores mudanças na economia do Brasil, modernização das produções, serviços de transporte e comunicações.Com industrias, bancos,transporte urbanoe em estradas de ferro.
Na guerra do Paraguai em que o Brasil esteve envolvido e durou 5 anos, abateu financeiramente o