A seguridade Social
1- Qual a temática da pesquisa abordada?
A temática se refere a história da pequena cidade alemã no período do Nazismo.
Os depoimentos dos familiares ajudavam a reforçar a suspeita que famílias da elite estavam envolvidas junto com a igreja em crimes em favor do nazismo. Mas as pessoas se limitavam a dar informações que possam contribuir para o desenvolvimento do trabalho, alegando não lembrar o que acontecia na cidade.
2- Qual o objeto de estudo?
Sonja dá os primeiros passos em busca de informações sobre o passado, visitando instituições de pesquisa e ouvindo as versões das pessoas mais próximas sobre os fatos ocorridos na cidade durante o III Reich. Sendo assim o objeto de estudo é o passado da cidade no período do nazismo.
3- Quais são as possíveis hipóteses da pesquisadora?
Até mesmo as primeiras instituições de pesquisa visitadas por Sonja fecharam suas portas para a estudante. As justificativas para a negação do acesso às fontes eram variadas. Por exemplo, o diretor do arquivo e biblioteca da Igreja alegou que lá só havia obras teológicas, portanto, de pouco valor informativo para os interesses da pesquisadora. Já a direção do jornal Pfilzinger Morgen, que havia permitido o acesso às fontes por um momento, justificou a proibição do acesso ao acervo pelo fato dos documentos estarem em processo de microfilmagem. As restrições levavam em consideração o fato de Sonia demonstrar uma curiosidade aguçada pelo assunto e isso foi visto pelos que tentavam manter as lembranças do passado na escuridão como uma ameaça à manutenção da memória/história socialmente construída.
4- Quais os tipos de pesquisa utilizados?
Exploratória, bibliográfica.
5- Quais são os procedimentos ou técnicas utilizadas para realizar a pesquisa ?
Entrevistas, história oral, pesquisa documental, gravador.
6- Quais foram as dificuldades encontradas para a realização da pesquisa?
Fez um estudo de caso da cidade no período do nazismo e as dificuldades