DESENVOLVIMENTO DE RELACOES PUBLICAS
Relações publicas surgiu em meados do século XX nos E.U.A , com o proposito de dar informação ao publico da discrepância de empresários mercenários que mantinham seus funcionários um trabalho escravo . Estes trabalhadores cansados da forma em que eram tratados pelos seus patrões foram a publico para mostrar suas indignações ,para estes empresários a negativa repercussão de um publico taxativo e discordante com tais atitudes.
Estes empresários diziam não importar com a opinião publica e uma das frases destes empresários marcou a historia de relações publicas “the public be Damned!” Dane se a opinião publica . Ivy Lee jornalista renomado,preocupado com essa repercussão contra o publico, pois acreditava que o publico era o que fazia uma organização tanto externa quanto interna , enviou uma carta conhecida como ( a carta de Ivy Lee ) aos principais jornais americanos , com isso conseguiu a conscientização não somente de empresários, mas também a compreensão do publico vigente .
Em 1930 relações publicas estava sendo lecionado nas principais universidades, em 1950 ganhando o mundo.
No Brasil reconhecido através do governo de Juscelino Kubichek que tinha como objetivo de revolucionar o Brasil trazendo industrias automobilísticas e fabricas de higiene, contratando assim dois profissionais em relações publicas. A profissão relações publicas ganhou seu certificado em 1968, deixando livre sua atração relacionada com a profissão de jornalismo.
Seu desenvolvimento a partir de 68 vem se tornando um fenômeno e um profissional necessário em todas as áreas, com o objetivo inicial de comunicação entre as partes, este profissional obteve mudanças no amplo território humano, seja ele ambiental, pessoal , o incrível é que mesmo em países opressores como Rússia e China, estes profissionais tem ganhado forças, não existe mais um “ manda chuva “a ser obedecido, pois em pouco tempo os meios de comunicação foram mudando tornando difícil missão