Desenvolvimento de recursos humanos
A segmentação de mercado é delimitar certo grupo de clientes potenciais com características, necessidades e desejos semelhantes para que haja um foco no trabalho do marketing.
Segmentar o mercado, então, é uma maneira de identificar e dividir o mercado em subgrupos distintos, caracterizados por necessidades, desejos e gostos particulares relativamente homogêneos, de modo a permitir uma abordagem mais adequada de produtos, serviços, comunicação etc. a esses grupos de pessoas. (Cruz, 2009, p.13)
Ainda segundo Cruz (2009, p. 10) “A segmentação do mercado surge, portanto, como forma de aumentar a efetividade dos produtos oferecidos, direcionando os recursos de forma adequada”. Serve então para ter foco no momento de direcionar aquele produto ou serviço, com o objetivo de fidelizar aquele grupo de cliente através da busca da satisfação das necessidades e desejos dos mesmos. A segmentação de mercado é uma necessidade para a empresa que almeja seguir adiante dentro de um mercado tão competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes. Antes de iniciar qualquer negócio é fundamental a segmentação de mercado, pois nas tomadas de decisão da empresa e na elaboração de qualquer estratégia mercadológica ela será essencial. Segmentar traz diversas vantagens, como vendas adequadas, maior lucro e aproximação com seus clientes. As principais formas de segmentação são: geográfica, demográfica, psicológica e comportamental. A segmentação geográfica utiliza como base a divisão do mercado em áreas geográficas, como: país, região, estado, cidade, município, bairro, etc. Segundo Morais (2009, p.28) a ”segmentação geográfica é uma aliada a atender as necessidades características de certa região, e com isso identificar as diferenças entre regiões”. Através das regiões busca a identificação da cultura, modo de vida, costume e assim traçar a segmentação geográfica. De acordo com Santos (2006, p.14).
Na segmentação demográfica, o mercado é dividido em