Anatomia
Os músculos quadríceps e isquiotibiais da coxa ,bem como os da perna são estabilizadores dinâmicos do joelho. Se estiverem alongados e equilibrados auxiliarão a estabilizar a articulação durante os movimentos como chute, arrancadas e rotações.
Os ligamentos cruzados e colaterais e os meniscos são conhecidos como estabilizadores estáticos e devem estar íntegros para evitar um desgaste prematuro da articulação e outros problemas mais graves. Para manter nosso joelho saudável é adequado realizar alongamento e fortalecimento muscular regular da coxa e perna. Consultar o ortopedista se existirem sintomas de problemas nos ligamentos do joelho (dor ou falseio). O tratamento precoce e acompanhamento adequados evitam problemas futuros.
LIGAMENTOS:
Relativamente à parte ligamentar, são inúmeros os ligamentos presentes neste complexo. Devido à incongruência das superfícies articulares, o papel dos ligamentos é de resistir à extensão excessiva, ao stress de valgo e varo, às rotações da tíbia ou fémur, ao deslocamento anterior ou posterior da tíbia ou fémur (gavetas), e aos movimentos combinados de rotação tíbia com deslocamento antero-posterior.
Histologicamente, os ligamentos são similares a tendões: são bandas de colagénio denso com pouco material celular. Eles são preparados para suportar tensões lineares. Em contraste com os tendões, os ligamentos possuem fibras não paralelas e uma quantidade de elastina superior, podendo suportar alongamentos maiores, sem causar danos à sua estrutura. O LCA e LCP apresentam propriedades viscoelásticas, o que permite dissipar a energia, regular o seu comprimento e distribuir a carga aplicada. Alterações na viscoelasticidade podem facilitar o alongamento do