Desenvolvimento de Processos para produção de bioetanol a partir da biomassa de palha com levedura
Os resultados demonstraram a importância da variação da distribuição do tamanho das partículas na extração dos açúcares totais a partir da hemicelulose (glucose, xilose e arabinose) e a necessidade de estabelecer a composição da mistura a utilizar antes de proceder a um pré-tratamento.
O processo de sacarificação e fermentação simultânea (SFS) de materiais lenhocelulósicos requer o uso de microrganismos capazes de trabalhar a elevadas temperaturas. Nesta parte do trabalho, uma estirpe floculante de Saccharomyces cerevisiae CA11 foi utilizada pela sua capacidade de crescer e fermentar glucose numa gama de temperaturas de 40 - 50 °C.
Desenvolvimento de Processos para produção de bioetanol a partir da biomassa de palha com levedura
Ruiz, Héctor A. Teixeira, J. A. ; Vicente , Universidade do Minho, UFABC –
Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André
{hector_ruiz@deb.uminho.pt @deb.uminho.pt}
INTRODUÇÃO
No Brasil, o bagaço de cana é um dos subprodutos disponíveis em maior quantidade. Estima-se que, a cada tonelada de cana moída, obtém-se 280 Kg de bagaço, sendo que a cada ano sejam produzidos de 5 a 12 milhões de toneladas desse material correspondendo a cerca de 30% do total da cana moída. O bagaço de cana é uma abundante fonte de material lignocelulósico, sendo uma alternativa significante para o aumento da produção de etanol.
Apresenta também as seguintes características: facilidade de obtenção e transporte, alta concentração de carboidratos e baixo custo de colheita e armazenagem. Diversos processos têm sido explorados nos últimos anos, com o objetivo de hidrolisar os polissacarídeos celulose e e xilose respectivamente. A maioria dos métodos utilizados tende ao uso de enzimas microbianas em concentrações variadas para