Desenvolvimento de pessoas
Habilidades e características dos facilitadores eficazes
Há muitos fatores que podem tornar um grupo improdutivo e sem criatividade. Porém, o maior limitador da criatividade e da produtividade de uma equipe é ausência de um facilitador experiente e habilidoso.
O facilitador é a pessoa que regula o ritmo do grupo, oferece uma variedade de possíveis modos para abordar os problemas, mantém a equipe focada e assegura que todos os participantes interajam de forma construtiva. Em resumo, o facilitador é um especialista, não em fornecer respostas aos problemas estudados, mas no gerenciamento da dinâmica do grupo que está realizando o trabalho
1. Facilitadores eficazes conhecem a dinâmica do processo de trabalho em equipe e são experientes no uso de técnicas para manter o grupo focado na tarefa, encorajar o pensamento criativo, construir o consenso e manter todos os membros da equipe engajados.
2. São hábeis em criar e manter um ambiente seguro, aberto e cooperativo para todos os membros do grupo. Sabem reconhecer e lidar com comportamentos desagregadores.
3. Eles se mantêm neutros sobre o assunto discutido nas reuniões. Eles nunca defendem um ponto de vista, mesmo quando têm uma opinião sobre o assunto discutido. Ser Imparcial
4. Quando necessária a participação de um consultor para assessorar a equipe na solução do problema, deve-se analisar as vantagens e desvantagens do consultor acumular a função de facilitador.
5. As habilidades de ouvir e observar são essenciais para os facilitadores. Eles devem estar atentos às nuances, conteúdos, linguagem corporal e outros feddbacks e tudo o mais que impacta o grupo. Eles devem estar sempre cientes do conteúdo (o que está sendo discutido ou decidido) e do processo (como o grupo está agindo).
6. Ser ético , comprometido. e ter o domínio das técnicas.
Os melhores facilitadores combinam firmeza com tato, disciplina com humor. Eles devem saber como intervir efetivamente quando o grupo estiver se