Resumo art nouveau
Origens e influencias.
O movimento art nouveau, surgiu na Inglaterra durante o período conhecido como “La Belle Époque” (1880 a 1905 aproximadamente). Um estilo novo, extremamente decorativo, com formas orgânicas, influenciou tanto a arquitetura quanto a o design e as artes plásticas. A Revolução industrial possibilitou a Arte Nova se desenvolver, graças as suas novas tecnologias como a litografia colorida, muito usada em cartazes da época, e ao uso de novos matérias, principalmente o ferro e o vidro, muito usados nas edificações arquitetadas neste estilo.
Trabalho em litografia P&B do artista Arthur Mackmurdo, de 1883, considerada a verdadeira primeira peça do movimento Art Nouveau.
Rótulo de loção. Litografia Colorida.
Casa Tassel, Bruxelas (1892 – 93). Projetada por Victor Horta, um dos arquitetos percursores do movimento.
As principais influencias do estilo Art Nouveau foram o Barroco, o Rococó e o Gótico com seus ornamentos; o movimento Arts & Crafts com seu artesanato; a arte Chinesa e Japonesa, com sua delicadeza; e o Historicismo Celta, com suas formas orgânicas vegetais e animais.
O movimento foi difundido em vários países, sendo Art Nouveau (arte nova) na França e na Inglaterra, Modern Style (estilo moderno) na America do Norte, Stile Liberty (estilo liberdade) ou Stile Floreale (estilo floral) na Italia, e na Alemanhã foi criado uma vertente chamada de Jugendstil.
Igreja da Sagrada Familia em Barcelona. Uma mistura dos vários estilos que influenciaram a Art Nouveau. Pelo arquiteto Antonio Gaudi.
Fontes:
Sites – www.wikipedia.com.br
Livros – FAZIO, Michael; MOFFETT, Marian; WODEHOUSE, Lawrence. A