Belle epoque
1900 - 1910
RESUMO
É entre os anos de 1900 a 1910 que o mundo vivenciou a Belle Époque. Uma época cheia de luxo, extravagância, elegância e beleza. Objetiva-se explorar todo esse contexto e averiguar costumes, modismos e o movimento artístico vigente no período. Há o esclarecimento do vestuário utilizado e do porque a arte sofre uma revolução e surge então, uma forma artística nova associada à natureza. Essa arte chamada de Art Nouveau cria um visual cheio de linhas curvas, traços longos, espirais e emaranhados lembrando ramagens e flores. É mostrado toda essa vivência e aspectos inseridos na sociedade.
Palavras-chave: Art Nouveau; Belle Époque; Elegância.
1 INTRODUÇÃO
2 BELLE ÉPOQUE
O período entre os anos de 1900 a 1914 é conhecido, na França, como La Belle Époque (A Bela Época). Na verdade, a Belle Époque pode ser considerada um estado de espírito que se manifesta em um determinado momento da história, marcado pelo bem-viver, pela ostentação, pelo luxo e extravagância da classe alta. É também uma estadia dourada da beleza, da inovação, e da paz entre França e seus vizinhos europeus. As novas invenções tornaram a vida mais fácil e a cena cultural prosperou, houve o cabaré, o cinema e o cancã, e na arte surgi o Art Nouveau como novo estilo.
No início do século XX a França já era uma república, enquanto a monarquia regia a maioria das nações européias. Os operários franceses revoltaram-se com a exploração feita pela aristocracia e pela burguesia. Estas duas classes enriqueceram-se com o desenvolvimento das cidades e do comércio e defendiam seus privilégios.
A alta-costura estabeleceu nessa época critérios de elegância para as mulheres da sociedade ocidental; era um símbolo de status comprar um modelo exclusivo em Paris. Ricas herdeiras americanas e mulheres de classe alta de diversos países, como o Brasil, iam à Paris para fazer seus enxovais.
[pic] FIGURA 1 – RUAS DE PARIS