DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL AV 1
Gestão de Recursos Humanos
Pólo Lafaiete
Atividade Avaliativa I
Disciplina: Desenvolvimento de Pessoal
Módulo: 3.2
Nome do aluno: Ana Paula Tamiko Okada da Silva
Código: 0200007983
Docente: Otávia Sala
Tutor: Alessandra Pimentel
Ribeirão Preto, 16 de Outubro
1 Cite duas características do cenário que era priorizado a estabilidade:
A teoria das organizações, até a década de 70, se sustentava pela estabilidade na estrutura e funcionamento das organizações, em que o controle era a função mais importante, uma vez que esse iria garantir a reprodução de rotinas e processos. Conforme Fischer (2002, p. 148) “ressaltando mais os aspectos e os desdobramentos negativos do que orientando o gestor sobre as formas de lidar com esse fenômeno, que, afinal, construía parte inerente da identidade organizacional”. No entanto, priorizar a estabilidade não significa que as organizações não passem por períodos de mudanças, porém, são mudanças tidas como sutis que não irão desequilibrar o desempenho da organização.
Algumas das características que era priorizada a estabilidade são:
Papel mais importante do gestor é o controle, pois assim ele consegue garantir as rotinas-padrão;
O gestor deve centralizar as informações, decisões e ações para garantir o controle;
Limitar o espaço organizacional que sofrerá a mudança, para evitar que a mudança afete as pessoas e funções que não estejam diretamente relacionadas às alterações.
2. Cite as cinco etapas que vão compor o processo da pesquisa-ação.
Na pesquisa-ação, o processo de mudança acontece da seguinte maneira: primeiro é feito a coleta de dados, e a partir dos dados coletados propõe-se uma ação de mudanças. Sendo assim, a pesquisa-ação é um processo de mudança planejado, pois busca identificar, com a coleta de dados, o que deve ser mudado e somente depois propõe a ação. O processo da pesquisa-ação é