Desenvolvimento de novos produtos - a inovação no setor calçadista
Ademilson Rogério de Oliveira1 Sérgio Luis Antunes de Oliveira2
RESUMO
Antes de descrevermos as inovações do mercado calçadista, é importante conhecermos como é o processo de fabricação dos mesmos, buscando um melhor entendimento sobre o assunto, onde o calçado é muito mais que um simples produto adquirido por pessoas que querem proteção para os pés. Ele é um fetiche, um causador de sensações e sentimentos. Nele, é atribuído a aplicação de tecnologias, e todo o resultado destes conhecimentos é oferecido aos consumidores finais, para que possam dele desfrutar e absorver todo o prazer de bem estar. Este artigo foi estruturado de forma a estudarmos gradativamente desde o processo desenvolvimento e fabricação dos calçados, até os benefícios que a inovação traz para o mercado calçadista.
Palavras-Chaves: Inovação, Desenvolvimento, Calçado, Mercado Calçadista.
INTRODUÇÃO
Processo de Produção e Estrutura Industrial
O calçado é um produto de moda (segue sempre as tendências de cada estação do ano) e estilos variados, confeccionado em diferentes materiais e que atende múltiplas finalidades de consumo. Assim, não existe um único mercado de calçados e, dependendo dos critérios utilizados, pode-se ter vários segmentos: calçados sociais, atléticos (tênis), casual, de segurança; calçados para homens, senhoras e crianças; fabricados em couro, em materiais sintéticos, em tecidos; etc. Essa gama variada de segmentos é um dos fatores que explicam a permanência de empresas com diferentes níveis de capacitação e eficiência no mercado. (Costa, 1993).
1 Aluno do Curso de Administração de Empresas, UNISO 2010. Email: ademilson.roliveira@gmail.com 2 Aluno do Curso de Administração de Empresas, UNISO 2010. Email: