DESENVOLVIMENTO DE GRUPO TERAPÊUTICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE MENTAL
RESUMO: As relações interpessoais surgem quando se inicia o processo de autoconhecimento. Ao analisar os sentimentos e conflitos internos, pode-se modificar o mundo exterior e resolver problemas que se enfrenta no dia-a-dia.O presente trabalho é resultado de uma atividade desenvolvida com os usuários do CAPS-Caminhar. Teve como objetivo orientar os usuários para o desenvolvimento de relações interpessoais maduras e saudáveis para aprimorar, assim, o convívio social. Concluiu-se que é importante descobrir meios para trabalhar e ampliar as potencialidades no relacionamento indivíduo-indivíduo e indivíduo-grupo, fazendo necessário uma maior permanência de atividades realizadas no CAPS Caminhar.
Palavras-Chave: Saúde mental, Grupo terapêutico, Relações interpessoais
_____________________________
¹ Professor orientador do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria/Universidade Federal da Paraíba (joeufebra@gmail.com).
²Extensionista e acadêmico do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (gabrielchavesufpb@hotmail.com).
3Extensionista e acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (rayhannaqueirozjp@hotmail.com).
1. INTRODUÇÃO
A expressão “relações interpessoais”, por si só, é muito ampla e exige uma definição operacional para o seu desenvolvimento. A ocorrência de uma relação entre os indivíduos implica necessariamente na existência de pelo menos duas pessoas que podem ser dois estranhos, dois amigos, dois colegas de estudo ou de trabalho, chefe e subordinado, marido e mulher, pai e filho, etc. (SILVA, 1997).
As Relações Interpessoais tem importância na vida de cada pessoa, pois melhorando nossas relações com o outro compreendemos que cada um precisa ser respeitado de acordo com as necessidades psicológicas, físicas e sociais individuais. Portanto, precisa-se dispor interiormente a fim de aceitar o outro da maneira