Desenvolvimento de Fungos na placa de Petri
Podemos perceber que quanto maior for a assepsia das mãos, mais estamos livres de bactérias que possam vir a nos infectar. O detergente comumente usado age mecanicamente e sem atividade bactericida. Assim há ainda um significativo número de bacterias,que serão eliminadas.
_____________________________________________________________
O desenvolvimento bacteriano é simples, por processos assexuais e, por isso, muito rápido em condições ambientais favoráveis. Esta situação cria um problema no caso dos agentes bacterianos patogênicos, que pretendemos combater, uma vez que lhes permite uma rápida propagação e infecção do hospedeiro, bem como uma maior facilidade de resistência a agentes anti-bacterianos nas gerações seguintes. Interessa, pois compreender quais os fatores que favorecem e controlam o seu crescimento. O crescimento bacteriano é influenciado por vários fatores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a umidade, o pH e o oxigênio. Cada um destes fatores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano. A presença de alguns organismos, sejam outras bactérias ou determinados fungos pode levar a alterações do crescimento das populações bacterianas, quer pela competição por alimento e espaço quer pela produção de compostos químicos inibidores do seu crescimento.
O alimento:
As bactérias necessitam de alimento como fonte de energia, para elaborar o protoplasma e os seus materiais estruturais, diferindo