Relat Rio Aula Pr Tica Microbiologia

1105 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO

O solo contém uma grande variedade de microrganismos, sendo eles bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários. Contudo, os microrganismos predominantemente cultiváveis são as bactérias e os fungos heterotróficos. Estima-se que somente 1 a 9% das células viáveis de microrganismos presentes no solo são capazes de formar colônias em meios de cultura laboratoriais, os outros 91 a 9% da flora bacteriana do solo correspondem principalmente a células viáveis, mas não cultiváveis.
A obtenção de uma cultura pura a partir de uma cultura mista denomina-se isolamento, conseguido através da semeadura dos microrganismos na superfície de meios de cultura sólidos em placas de petri, o que permitirá a formação de colônias (que são populações isoladas que crescem na superfície destes meios). (TORTORA, et al; 2006)
Como todos os seres vivos, os microrganismos necessitam de nutrientes apropriados ao seu desenvolvimento, assim como condições físicas ou ambientais favoráveis. Quando cultivados em laboratório, estas necessidades devem ser respeitadas. O meio de cultura, portanto, deve conter: nutrientes em concentrações adequados ao crescimento do microrganismo que se deseja cultivar, além das condições ambientais requeridas como: pH ideal adequado ao seu crescimento, aeração, umidade, pressão osmótica, temperatura, etc. (FRANCO, 2008)

2. OBJETIVO

Isolar fungos e bactérias em flutuação no ar de diferentes ambientes utilizando a técnica de exposição de placas com meio de cultura específico para fungos e bactérias.

3. MATERIAL E MÉTODOS

A prática foi realizada no laboratório de Biologia do Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM. Para o cultivo de fungos foi utilizada Placa de Petri com meio de cultura ágar Sabouraud 2% + cloranfenicol, pH ajustado a 5,6, determinado como Meio A, e para o isolamento de bactérias foi utilizada Placa de Petri contendo meio ágar simples, pH ajustado a 7,0, classificado como Meio B.
No primeiro

Relacionados

  • RELAT RIO DE AULA PR TICA MICROBIOLOGIA
    951 palavras | 4 páginas