PRATICA 3 FUNGOS
1.INTRODUÇÃO
A grande maioria dos fungos habita o solo, ambiente no qual realizam a reciclagem de materiais. Podem ser encontrados também em vegetais, na água e nos animais. São geralmente disseminados através de esporos, levados ao ar pelos ventos. Esses são denominados fungos anemófilos, que se dispersam pelo ar e, ao encontrar um ambiente adequado, com nutrientes que satisfaçam seu crescimento, colonizam tal local. Analisamos, ainda, alguns fungos macroscópicos, para mero reconhecimento.
O objetivo do experimento realizado ao longo de duas aulas foi analisar, estudar e compreender a proliferação e reprodução dos fungos anemófilos, seu crescimento em colônia e seu papel no ecossistema. Para tal, coletamos amostras de esporos em diversos locais da universidade, fornecendo nutrientes para o crescimento de colônias durante o período de uma semana e então analisamos algumas amostras ao microscópio óptico.
2.MATERIAL E MÉTODOS
Distribuíram-se seis placas de Petri contendo ágar de Sabouraud dextrose, previamente preparadas, em seis locais distintos nos quais foram rotuladas e expostas por um período de 10 minutos, em seguida tamparam-se as placa e levaram-nas para o laboratório e armazenaram-nas durante uma semana, para o desenvolvimento das colônias. Decorrida uma semana abriram-se as placas e contaram-se o número de colônias em cada uma delas. Registraram-se os dados em uma tabela e montou-se um gráfico comparativo. Analisaram-se três lâminas, previamente preparadas e identificou-se, em cada um delas as estruturas presentes: Rhizobius sp., Penicillium sp. e Aspergillus sp.. Para analise dos fungos macroscópicos utilizaram-se pinças e potes contendo os fungos. Removeu-se dos potes fungo por fungo, analisou-se e tirou-se fotos.
3.RESULTADOS E DISCUSSÃO Após uma semana foi possível observar uma grande quantidade de colônias de fungos desenvolvidas em cada uma das placas expostas no campus da universidade. Pela contagem