trabalho microbiologia fungos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO-CÂMPUS CERES
Bacharelado em Agronomia
Prof° Fabiana Couto
Acadêmicos: Alan Ribeiro
Dayanne Coelho
Mayara Brito
Natália Oliveira
Naiane Cristina
Relatório Aula Prática Isolamentos de Microrganismos
CERES-GO
INTRODUÇÃO
Os microrganismos obtém muitas espécies diferentes, que ocupa o mesmo ambiente. No Laboratório, os microrganismos são cultivados ou desenvolvidos em material nutriente denominado meio de cultura.
Os Fungos são um grupo grande,diverso e amplamente disseminado de organismo, bolores, cogumelos e leveduras.Os habitat dos fungos sõ bastantes diversos. Alguns fungos são aquáticos, vivendo principalmente em água doce, sendo conhecidos alguns fungos marinhos. A maioria dos fungos, no entanto, é terrestre.(BROCK Thomas D.Microbiologia de Brock)
A maioria dos fungos se reproduz principalmente de forma assexuada. Os fungos reproduzem-se assexuadamente de três formas: pelo crescimento e pela disseminação de filamentos de hifas, pela produção assexuada de esporos, ou pela simples divisão celular como ocorre nas leveduras com brotamento.
O isolamento de fungos pode ser feito diretamente a partir de algum substrato ou de um compartimento ambiental (ar, água, solo), utilizando vidraria (tubos de ensaio, placas de petri) e instrumentos (estiletes, pinças, agulhas) esterilizados, com a manipulação em uma zona de segurança próximo a uma chama e/ou em uma câmara de fluxo laminar. Para que ocorra o isolamento dos fungos, é necessário oferecer condições propícias para o desenvolvimento dos mesmos.
OBJETIVOS
Isolar fungos a partir dos alimentos, utilizando os materiais que os alunos trouxeram. Para serem analisados posteriormente o desenvolvimento de fungos nesses alimentos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Tomate
Milho
Placa de Petri