macrofagos patologias associadas
ESCLEROSE MÚLTIPLA- É uma doença não hereditária neurodegenerativa autoimune desmielinizante inflamatória crônica do sistema nervoso central (SNC), causadora de incapacidade neurológica progressiva e recidivante, É a doença desmielinizante mais comum em seres humanos, afetando duas vezes mais as mulheres que os homens. O pico da doença é entre os 20 e 40 anos de idade, e com menos frequência em crianças e pessoas de mais idade. Ocorre devido a fagocitose da membrana de mielina, que recobre o neurônio, pelos macrófagos do próprio organismo (Olaf Stuve, MD, e Scott S. Zamvil, MD, PhD).
Os neurônios possuem prolongamentos denominados axônios, fibras longas e flexíveis que transmitem os impulsos nervosos ao longo dos nervos. A maior parte das fibras nervosas está envolvida por uma bainha isolante constituída por lipídios, a mielina. Esta bainha acelera a transmissão de impulsos nervosos devido à existência dos nódulos de Ranvier. Nas zonas de desmielinização ocorre a degradação da mielina, formando placas. As primeiras lesões aparecem próximo aos vasos sanguíneos, em zonas de infiltrações linfoplasmóciticas, com a desmielinização de axônios individuais. À medida que a doença progride todos os axônios vão sendo afetados. As células atacantes da mielina são macrófagos e células microgliais (macrófagos existentes no sistema nervoso central), que fagocitam a mielina. Os focos de desmielinização podem ser observados em ressonâncias magnéticas. (Olaf Stuve, MD, e Scott S. Zamvil, MD, PhD).
DOENÇA DE GAUCHER – É uma doença de herança autossômica recessiva, onde ocorre uma mutação no gene que tem a “receita” da enzima chamada glicocerebrosidase, que digere certo tipo de gordura, o glicocerebrosídeo, essa deficiência gera uma lipidóse causando a acumulação