desenvolvimento de comunidades
513 palavras
3 páginas
Desenvolvimento de comunidades é uma atividade social que visa dar poder a indivíduos e grupos pela oferta a eles dos conhecimentos necessários para que ocorram mudanças em suas próprias comunidades. Maria Luiza Souza em seu livro Desenvolvimento de Comunidade e participação, 1996, parte-se do principio que a prática do desenvolvimento de comunidade (DC), patrocinada ou não pelo setor público, pode ser trabalhada numa perspectiva de participação popular, pois históricamente, o usuário mais direto dessa prática são as camadas mais populares. É importante apontar que o DC é uma forma de desenvolver a autonomia da população. E esaa autonomia deve se dar atraves da tentativa de uma abordagem reflexiva em busca de uma conscientização de subalternidade no contexto de estrutura dominante. O Assistente Social que trabalha nesse âmbito deve buscar dentro da realidade concreta de cada comunidade elementos que propiciem a população a uma reflexão sobre a realidade, para que cresça e tenha sua autonomia.
Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais
A Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais - CNPCT é uma instância colegiada de caráter deliberativo e consultivo. O órgão é presidido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e secretariado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável.
Breve histórico
O Brasil abriga, notoriamente, uma imensa diversidade sociocultural, a qual se expressa em uma multiplicidade de saberes, línguas, crenças, modos de vida, com grupos que vivem em comunidades indígenas, quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, caboclos, pescadores artesanais, pomeranos.
De acordo com as conclusões resultantes do projeto “Biodiversidade e Comunidades Tradicionais no Brasil”, realizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras (Nupaub-USP), em 1999,