Desenvolvimento de uma comunidade
Logo, o processo de desenvolvimento não pode focar apenas o meio urbano quando tudo depende do equilíbrio social que se pode criar entre estes dois meios totalmente diferentes mas ligados um ao outro por vários factores como a nacionalidade, as questões históricas, a dependência económica e de sublinhar a igualdade de direitos existentes entre os cidadãos que habitam em um mesmo país.
Para tal, deve-se garantir a princípio que os habitantes do meio rural beneficiem de habitação digna, educação, saúde e bens de primeira necessidade que os possibilite desenvolver as suas actividades diárias em condições normais e em ambiente controlado. Os cidadãos do campo devem ter a sua disposição meios que possibilitem a formação e profissionalização nas áreas que proporcionam o desenvolvimento a nível da sua comunidade bem como instrumentos que possibilitem preservar os valores culturais e enfatiza-los.
E o meu contributo baseia-se em propor soluções que visam garantir que os cidadãos habitantes no meio rural tenham acesso contínuo e a um custo quase insignificante a aos serviços básicos e bens de primeira necessidade. É necessário que comecemos a criar linhas de pensamento que visam a estimular o desenvolvimento sustentável e a inclusão social do cidadão do campo nos mais diversos programas e projectos desenvolvidos a nível da nossa sociedade.
A qualidade de vida de uma cidadão seja na cidade ou no campo mede-se pela facilidade na aquisição dos bens de primeira necessidade bem como os serviços disponíveis que estimulam o auto crescimento económico, social e equilíbrio