patologia
CAUSAS DA LESÃO CELULAR
Hipóxia ocorre em decorrência de isquemia oxigenação inadequada ou perda de capacidade do sangue de transportar oxigênio . Agentes físicos, incluindo traumatismo, calor, frio, radiação e choque elétrico.
Agentes químicos e drogas, incluindo:
Agentes infecciosos, incluindo vírus, riquétsias, bactérias, fungos e parasitas
Reações imunológicas. Distúrbios genéticos. Desequilíbrios nutricionais.
NECROSE (LESÃO IRREVERSÍVEL)
A necrose refere-se ao conjunto das alterações morfológicas que se seguem à morte celular em tecidos ou órgãos vivos. As alterações morfológicas básicas da necrose são causadas por dois processos:
A autólise refere-se à digestão enzimática das próprias células mortas pelos lisossomas. A heterólise é a digestão dos leucócitos imigrantes pelos lisossomas.
A apoptose refere-se a um padrão morfológico de morte celular que ocorre durante a embriogênese, durante a evolução de tecidos dependentes de hormônios.
TIPOS DE NECROSE
Necrose de coagulação. Trata-se do padrão mais comum de necrose que ocorre no miocárdio, rins, fígado e outros órgãos.
Necrose de liquefação. Ocorre quando a autólise e heterólise prevalecem sobre a desnaturação das proteínas. Observada no cérebro e em as infecções bacterianas localizadas (abscessos).
Necrose gordurosa. Induzidas pela ação de lípases que catalisam a decomposição de triglicerídios em ácidos graxos, os quais formam complexos com o cálcio, criando sabões de cálcio.
Necrose caseosa. Característica das lesões tuberculosas; macroscopicamente aparece como material mole, friável e semelhante a queijo. Macroscopicamente, aparece na forma de amorfos.
ADAPTAÇÕES CELULARES DE CRESCIMENTO E DIFERENCIAÇÃO ATROFIA
A atrofia refere-se à diminuição de tamanho da célula em conseqüência da perda de substância celular. As causas da atrofia incluem:
Diminuição da carga de trabalho,peda da inervação, nutrição ainadequada,envelhecimento.
Exibem autofagia,