desenvolvimento de cargos e salarios
Em meio à globalização e mercados cada vez mais competitivos as empresas estão buscando conciliar seus interesses insaciáveis por lucros e novos mercados com os interesses de seus colaboradores, pois, muitas dessas organizações já direcionam/reconhecem que para atingir maiores lucros é necessário funcionários dedicados e acima de tudo satisfeitos. É bom lembrar que uma empresa é feita por pessoas e essas são responsáveis por criar, transformar, vender e fidelizar clientes, logo, é necessário pessoas que agregam valor a organização, e a para isso a organização precisa fazer com que seus colaboradores sintam prazer em fazer parte da mesma.
Uma estratégia válida é o desenvolvimento de planos de cargos e salários, lógico que para isso, esses planos têm que está ligado aos objetivos estratégicos da empresa, porém essa é uma forma dos colaboradores estreitarem laços com a organização e também não deixa de ser uma forma de motiva-los a atingir seus objetivos.
1.1. DEFINIÇÃO
Cargo: Para Chiavenato (1999) é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. Cargos são intencionalmente desenhados, projetados, delineados, definidos e estabelecidos dentro de uma racionalidade: a busca da eficiência da organização.
Salários: Segundo Aristeu de Oliveira (2008), o conceito de salário é a contraprestação devida e paga diretamente pelo empregador a todo o empregado, valor ajustado entre as partes (empregador e empregado), seja por um acordo tácito ou expresso.
O estudo de cargos e salários é, segundo Qualitas (2005, apud ARAUJO, 2006, p. 46)
{...} um instrumento que permitirá à empresa a administração de seus recursos humanos na contratação, movimentações horizontais (méritos) e verticais (promoções) de seus profissionais e retenção de talentos da empresa. A definição de cargos e salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão