Resumo de Kant
Curso: Administração
Aluno: Francisco José da Silva Lima
Disciplina: Filosofia
Professor: Túlio Madson Galvão
Resumo de “O que é Esclarecimento?” de Immanuel Kant
Ideia central: Através do uso do entendimento pessoal podemos chegar ao esclarecimento.
A menoridade se manifesta pelo não uso do próprio entendimento e pela dependência do entendimento dos outros e o que mantém uma boa parte dos homens nesse estado é a preguiça e a covardia voluntária já que é muito mais cômodo esperar que os outros decidam e se responsabilizem por nós. Ousar usar seu entendimento se constitui no abandono da menoridade, do qual o próprio homem é culpado, por ser covarde e preguiçoso, e consiste no caminho para o esclarecimento, mas aí reside a dificuldade, sair de uma condição que já se tornou involuntária e natural para uma condição nova e desconhecida.
A liberdade para usar publicamente sua razão é um fator importante que contribui para o esclarecimento dos homens, através do entendimento pessoal de alguns sábios, e o uso privado da razão seria aquele que orienta, de forma absoluta, o comportamento dos homens, de um grupo em especial, não permitindo seu questionamento. Nenhum grupo religioso ou político deve exercer domínio sobre os seus membros ou subordinados, nem com autorização divina, pois isso seria contrário a liberdade natural dos humanos.
Não vivemos numa fase esclarecida da história, mas num momento de esclarecimento, porque a maioria dos homens ainda não dispõem da capacidade de usar seu entendimento sem o auxílio de um guia, mas já existe uma maior abertura para o desenvolvimento do esclarecimento e para a saída da menoridade. Um príncipe ou sacerdote, que em sua condição, política ou religiosa, permite a liberdade de opinião e da razão individual, liberta seus subordinados da menoridade e lhes tira do estado evolutivo embrutecido em que estavam, pois permitem que o seu entendimento individual seja posto em primeiro