Desenvolvimento de 0 a 6 anos
No primeiro ano a criança não consegue se comunicar usando a fala, e descobre o mundo através do contato com os objetos. Nessa fase elas colocam os objetos na boca para entendê-los e conhecê-los, esse ato recebe o nome de sucção que mostra para a criança se o que ela colocou na boca é duro ou mole, pode ser comido ou não, tem gosto bom ou ruim, etc; também descobrem os objetos através da preenção, ao ser tocado por um objeto na palma de sua mão a criança tem o reflexo de fechá-la, prendendo assim o objeto. É um ser humano totalmente dependente, e para finalizar ou iniciar suas ações precisa sempre da ajuda de um adulto, pessoa mais capaz, como suporte. De acordo com seu desenvolvimento, começa a mostrar autonomia em algumas ações, como andar e falar, e passa a depender menos da ajuda dos pais, por exemplo.
Do segundo ao sexto ano de vida.
Diferente do primeiro ano de vida a criança de dois anos em diante já possui certo desenvolvimento e começa a se descobrir, passa a utilizar seu corpo para realizar ações, desenvolve noções de espaço e de utilização de seu próprio corpo, tem suas habilidades testadas por si mesmo, consegue observar e reproduzir o que é realizado pelas pessoas.
Quando começa a andar a criança descobre que pode se locomover para conseguir o que quer, para chegar perto de seus pais, por exemplo; começa a se explorar, a desenvolver brincadeiras com os amigos, como brincar de correr e de pegar; passa também a utilizar seu corpo em atividades mais complexas, como dançar ou praticar algum esporte.
Passa a se localizar no tempo e no espaço, identificando as diferentes características dos diferentes lugares por onde passa, sabe que na casa da avó vai encontrar brinquedos que não possui em sua casa.
Consegue realizar atividades a partir da imaginação e da experiência, como brincar de faz de conta, criar uma história, jogar determinados jogos.
Do nascimento até um ano e meio ou dois anos.
Nessa fase a criança precisa de