Desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos
O ser humano está em constante desenvolvimento. Segundo Pikunas (1979, p.24),
“Desenvolvimento é um termo amplo que se refere a todos os processos de mudança pelos quais as potencialidades de um indivíduo se desdobram e aparecem como novas qualidades, habilidades, traços e características correlatas. Inclui os ganhos de longo prazo e relativamente irreversíveis do crescimento, maturação, aprendizagem e realização.”
Para podermos entender como esses processos de mudança ocorrem é necessário saber que maturidade significa o nível de desenvolvimento que um indivíduo se encontra em relação a outras pessoas da mesma idade. Para melhor compreensão pode ser dividido em quatro áreas: desenvolvimento intelectual, desenvolvimento social, desenvolvimento emocional e desenvolvimento físico.
O desenvolvimento intelectual refere-se ao desenvolvimento da inteligência, o indivíduo tem conhecimento de si própria e do mundo que a rodeia.
No desenvolvimento social parte-se do principio que a criança vai aos poucos deixando de ser egocêntrica para se relacionar em grupo, contribuindo para a socialização e participando nas decisões de interesse social.
O controle das emoções em cada etapa da vida e as formas de expressão são partes fundamentais no desenvolvimento emocional do indivíduo.
E o desenvolvimento físico relaciona-se as características físicas, sexo, estatura, etc.
Esses níveis de maturidade estão ligados uns aos outros e se desenvolvem juntos.
As mudanças no desenvolvimento do indivíduo sofrem influência de fatores internos e externos. Os fatores internos mais conhecidos são: a hereditariedade e maturação. Já de acordo com Piletti (1989, p.194), “Além do grupo social, no qual incluímos a família, a escola e a classe social, isto é, o ambiente social da criança, podemos citar, como fatores externos importantes, a alimentação e a preservação da natureza.”
Podemos distinguir cada fase do desenvolvimento do indivíduo,