Desenvolvimento da Psicologia no Brasil e o surgimento
O inicio formal da Psicologia fica em 1879 , e cada escola de pensamento fala sobre o meio e o contexto social da época e sua evolução até os dias de hoje . Cada escola é resultado da evolução ou divergência da ordem predominante e inspirou pontos de vistas opostos e desafiadores.
Em volta dos séculos XVIII e XIV é o período extraordinário que forma o contexto do surgimento da Psicologia moderna as metodologias em busca das respostas e os tipos de questionamentos acerca da natureza humana , as técnicas empregadas que diferenciam a antiga disciplina filosófica da Psicologia moderna e marcam o aparecimento da Psicologia como um campo de estudo independente e essencialmente científico .
A sucessões de guerras ocorridas na Europa , na 1º metade do século XX , favoreceu o desenvolvimento científico e tecnológico dos Estados Unidos , com a vinda para esse país de muitos cientistas Europeus , principalmente os de origem judaica . Na Europa havia um olhar da Psicologia da Gestalt , essa veio trazendo todo seu conhecimento para os Estados Unidos onde havia campo para se trabalhar , já nos Estados Unidos tinha sido implantado o behaviorismo de Watson e tinha toda uma construção no modo de vida e filosofia americana de ser .
Essa imigração também ocorreu no Brasil , mas em menor escala , com a vinda de Psicanalistas judeus por influência de Ernest Jones (1879-1958), foi um neuropsiquiatra e psicanalista galês, além de biógrafo oficial de Sigmund Freud. Aluno de Emil Kraepelin, Ernest Jones introduziu a psicanálise na Grã-Bretanha e foi presidente da Associação Psicanalítica Internacional1 .
A universidade do Distrito Federal em 1935 contaram com a participação de professores franceses e de outras nacionalidades .
Nos Estados Unidos no final do século XIX era mais econômico para um americano estudar na Alemanhã do que em seu próprio país , tais condições favoreceu que americanos fizessem doutorado