Desenvolvimento da fala de 0 a 5 anos
• 2-3 meses
Ocorrem as reações reflexas e instintivas (choro, sucção, deglutição)
Sorriso reflexo;
Produz sons guturais;
Conforta-se com a voz da mãe;
Movimenta-se ao ouvir estímulos sonora
• 6 meses
A criança emite produções sonoras diversas, como: gritos, sorrisos, murmúrios. Exemplo: “gu-gu-gu” ou “hm, hm, hm”. Neste período, as produções sonoras resultarão no balbucio (repetições, com encadeamento de sílabas). Exemplo: “Pa-pa-pa-pa-pa”.
As primeiras palavras aparecem em torno dos 10 meses, são simples e fazem parte do cotidiano da criança. Exemplo: papa; mama; mamá.
• 12-18 meses
A criança utiliza uma palavra para expressar uma idéia completa (frase), o que chamamos de: “palavra-frase”. Essa palavra-frase deverá ser analisada pelo adulto no momento em que é produzida, já que, pode representar uma dimensão de fatores em situações diversas. Exemplo: Num momento a criança diz: “Bola”. (Chamando a atenção do adulto para a televisão). Num outro momento a criança diz: “Bola”. (Chamando a atenção do adulto para pegar a bola e jogar para ela).
• 18 – 20 meses
A frase poderá conter duas ou três palavras (já observamos a estrutura verbal correspondente ao português). Exemplo: “Medo au-au gande”.
• 2 anos
Ocorre intenso desenvolvimento da linguagem oral. A criança, geralmente, inicia a construção de seu vocabulário não produzindo corretamente todos os sons da fala (caberá ao adulto fazer a referência correta das palavras).
Exemplo: a criança diz: “Cassoo!” (apontando para o cachorro).
Adulto: “Estou vendo. Que cachorro bonito!”
Se a criança estiver fazendo uso, é nessa fase que deverá acontecer a retirada da chupeta e/ou da mamadeira, pois o uso destas, a partir desse período, poderá: atrapalhar no alinhamento dos dentes, causar flacidez na musculatura facial, provocar cáries, favorecer a respiração bucal, impedir a correta movimentação da língua durante a fala, dentre outros.