desenvolvimento da criança
A fase do desenvolvimento pré-escolar da criança é na etapa de 0 a 6 anos. A criança conquista várias habilidades em relação à linguagem e a socialização, que contribui para que se torne independente e capaz de afirmar sua personalidade única.
A criança no início desse período já é capaz de compreender e expressar sentimentos como amor, tristeza, ciúmes, inveja, etc. Na fase final ela já se sente apta para enfrentar desafios, como vestir-se e alimentar-se sozinha.
Aos 4 anos ela torna-se extremamente curiosa, é a famosa fase dos “porquês”, é nesse momento que começa a elaborar uma melhor linguagem, ou seja, ter suas preferências no vestir-se, arrumar-se, brincar e realizar suas missões.
A idade pré-escolar caracteriza-se por um desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. Esta fase tem importância no desenvolvimento sócio-psicomotor que passa à criança em seu relacionamento com o meio ambiente.
A criança na fase escolar e as características de seu desenvolvimento ocorre dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12 anos. A fase é conhecida como “meninice”, quando a criança enfrenta o ensino fundamental e termina com a chegada a adolescência.
Neste período a criança deve ter mais autonomia para realizar as atividades, enfrentar desafio é algo inevitável devido à resolução de problemas ou relações interpessoais. Seus maiores desafios é ler, escrever e realizar exercícios aritméticos. Aos poucos ela desenvolve processos de pensamentos lógicos que podem ser aplicados em problemas reais, assim suas reflexões começam a ficar mais complexas e eficazes sobre os fatos, conseguindo descentrar suas percepções e acompanhar suas próprias transformações.
A criança passa a adquirir o raciocínio e compreender as mudanças e transformações nos estado afetivo dos outros.
Pode-se concluir que esta fase ocorre juntamente com os avanços cognitivos como atividades que requerem rapidez, precisão, coordenação, eficiência, equilíbrio e está associada às atividades de