desenvolvimento da criança
Trabalho referente à disciplina de Psicologia Construtivista do
3º semestre do curso de
Graduação em Psicologia da
Universidade Paulista –
UNIP/Baixada Santista
Orientador:Profº Mohamad Abdul
SANTOS
2014
AMANDA SUMAN –RA: B95909-6
EVELYN OLIVEIRA – RA: T215GE-9
FELIPE SCHMIDT - RA: A777ID-1
MARINA BETTENCOURT – RA: B95GDA-3
MICHELLE DOMENECH – RA: A8042B-5
NATHALIA VITORINO – RA: B88IEE-8
GRAFISMO INFANTIL
SANTOS
2014
INTRODUÇÃO Neste trabalho tivemos como objetivo observar e compreender o desenvolvimento da criança baseando-se no grafismo infantil. O trabalho teve como foco principal apresentar a diversidade do desenvolvimento e da desenvoltura infantil em idades também distintas.
E se falando do desenvolvimento da criança, o mesmo parte de um objetivo que mostra como o conhecimento se desenvolve, desde o nascimento da criança até a sua fase da adolescência, partindo sempre de um processo de equilibração progressiva e finalizando em uma conquista das operações formais.
Ela é dividida basicamente em três períodos, onde o primeiro seria nomeado como período sensório-motor, onde é um período voltado até os 24 meses de nascido e que no final desse período, a criança já está em condições de lidar com a maior parte de se situações que lhe são apresentadas.
“Em outras palavras, a consciência começa por um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência sensório-motora levem à construção de um universo objetivo, onde o próprio corpo aparece como elemento entre os outros, e, ao qual se opõe a vida interior, localizada neste corpo. “(RAPPAPORT, 2001).
Em seguida vem o segundo período que seria nomeado como período pré-operacional, voltado até os 7 anos de idade, onde a criança já passa a desenvolver a linguagem e a praticar e formar esquemas simbólicos.
“A fase pré-operacional é considerada como de transição também no aspecto de