desenvolvimento da china
O surgimento da China como potência econômica mundial está entre os mais dramáticos acontecimentos econômicos das últimas décadas. O impacto disso na economia dos Estados Unidos e de sua região sudeste, tanto em termos de importações quanto de exportações, causou transformações na política econômica e nas práticas comerciais regionais e nacionais. As medidas adotadas por legisladores, empresas e consumidores serão, provavelmente, influenciadas pelo emergente poder econômico da China.
A integração do país à economia mundial é refletida principalmente no rápido crescimento de seu papel no comércio internacional
A China, que superou o Japão como a segunda maior economia do mundo, ainda apresenta graves problemas internos que comprometem a qualidade de vida da população. Especialistas apontam a má distribuição de renda como o principal motivo para o fato de grande parte dos chineses não ter acesso aos benefícios trazidos pelo desenvolvimento do país. Outros problemas citados foram o controle excessivo do governo e a poluição.
Apesar de estar no caminho para ampliar seu papel internacional, a China ainda enfrenta dificuldades em lidar com a democratização, de acordo com os padrões ocidentais. “O Ocidente pressiona o governo chinês para se tornar uma democracia. A grande dificuldade é como lidar com esse processo”
A abertura da China à economia mundial traz oportunidades e desafios aos legisladores e aos empresários. A integração completa da economia chinesa ao comércio mundial ainda está nos primeiros estágios, e os desequilíbrios persistentes prenunciam uma estrada cheia de obstáculos daqui para frente. Para administrar esse processo são necessários tratados e debates bilaterais e multilaterais, e as empresas americanas e regionais terão de continuar se ajustando à realidade da