Desenvolvimento da China
A China possui uma das economias que mais crescem no mundo e sua média de crescimento econômico nos últimos anos é de quase 9%. O Produto Interno Bruto da China atingiu US$ 8,28 trilhões em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo,ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Esses dados apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
A china entrou na economia de mercado apartir de 1990, e atualmente ela é o maior produtor de alimentos como o milho e arroz e produz 500 milhões de suínos e 450 milhões de toneladas de grãos, possui também uma agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade, aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica, infra-estrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos, construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias e habitantes e nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo.
Possui controle governamental dos salários e regras trabalhistas, com isso tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país, e favorece a abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo, aproveitandodos incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia, que são de extrema importancia para a abertura de empresas, considerando também a facilidade proposta pelo governo para favorecer ainda mais a economia. A China também participa do bloco econômico APEC (Asian Pacific Economic Cooperation), junto com