Desenvolvimento criança e adolescente
Aula 4
Gestação: de 38 a 42 semanas, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação.
Possui 3 estágios:
- germinal: ocorre nas 2 primeiras semanas, nesse período ocorre a fixação no útero, início do desenvolvimento da placenta, cordão umbilical, cavidade amniótica, âmnion e córion (membranas que protegem o embrião. A placenta faz a comunicação entre mãe e bebê; a produção dos hormônios mantêm a gravidez, preparam, preparam os seios da mãe e estimula as contrações uterinas que expelirão o bebê do corpo da mãe.
- embriônico: de 2 a 8 semanas. Os principais sistemas e órgãos são desenvolvidos nesse período – respiratório, digestório e nervoso. Este período é muito crítico em relação às influências do meio ambiente. Podem gerar problemas irreversíveis. Malformações nesse período costumam ser mais graves do que no final da gestação.
- fetal: a partir da oitava semana. Aparecimentos das primeiras células ósseas (essas células caracterizam a entrada no estágio fetal). Crescimento acelerado, até 20x o seu tamanho anterior. Entre 28 e 32 semanas há grandes transformações do feto e eles respondem aos sons e vibrações, além de guardar experiências do útero.
Desenvolvimento do embrião, possui duas regras/princípios
- desenvolvimento céfalo-caudal: de cima para baixo
- desenvolvimento próximodistal: do centro para as extremidades
Desenvolvimento pré natal e influências ambientais
Fatores maternos: - corpo materno - ambiente do desenvolvimento - fatores teratogênitos (provocam malformação congênita)
- Nutrição e peso: o ganho esperado no período gestacional está entre 11 e 15 kg e deve haver o aumento do consumo diário de calorias na alimentação entre 300 e 500 calorias.
- Sobrepeso ou baixo peso materno pode ser arriscado. Sobrepeso: risco de nascimento natimorto ou anomalias no tubo neuronal. Baixo peso: bebês muito pequenos
- Todo alimento é importante no período gestacional, o que