Desenvolvimento comunitario
O presente relatório reporta as actividades realizadas no projecto Fortalecimento institucional local no diagnóstico e planificação territorial; Reforço de capacidades técnicas e desenvolvimento rural integral em Moçambique durante o primeiro trimestre do ano em Curso que arrancou no mês de Outubro 2011.
Durante o período em reporte foram assistidas 7 associações de camponeses composta por 264 membros dos quais 178 são mulheres. Para alem destes membros, foram beneficiados com outras actividades do projectos cerca de 1940 membros das comunidades de Mungazine e Hindane dos quais 1.288 são mulheres.
De uma forma geral, durante este trimestre foi dada maior ênfase as actividades de produção agrícola com a continuação da assistência técnica aos campos das associações, a colheita e comercialização do abacaxi, onde se angariou cerca de 39,907.00MT com as vendas, a comercialização do milho em Hindane que rendeu 10.120,00MT e foram dadas algumas capacitações aos grupos como forma de melhorar as suas técnicas de produção.
Uma vez excluída a actividade de elaboração do PDUT do projecto, o SDPI recomendou que se financiasse a introdução da actividade de produção de tijolos queimados para a promoção de habitação de baixo custo no distrito.
Verificou-se durante este trimestre um constrangimento na actividade de alfabetização, devido a falta de pagamento dos subsídios verificado no ano de 2011. Para uma melhor realização das actividades foram realizados vários encontros de coordenação com o Governo do distrito.
1. ACTIVIDADES REALIZADAS
R.1.A1 Fortalecer ao Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas (SDPI) e melhora das suas ferramentas de planificação territorial
Uma vez retirada a actividade de elaboração do PDUT de Matutuine no plano do projecto, o SDPI propôs que com os fundos existentes o projecto financiasse a implementação de um projecto de fabrico de tijolos queimados