Desenvolvimento Como Liberdade
Desenvolvimento como um processo de liberdades reais que as pessoas desfrutam. (pg17)
O desenvolvimento requer que se removam as principais fontes de privação da liberdade.
A)pobreza B)tirania C)carência de oportunidades econômicas D)negligencia de serviços públicos E)intolerância / interferência estatal
Desenvolvimento como “processo de ampliação de liberdades”. Liberdade não é apenas o fim, mas também o meio para o desenvolvimento.
Expandindo fatores político sociais resultam em liberdade. Liberdade política e de serviços públicos não contribui apenas para o desenvolvimento, também para expandir as liberdades já constituídas (inversamente é valido também).
5 tipos de liberdades descritas por Sen : a) política,econômica,social,transparecia e segurança.
Sen comenta que, a prosperidade ocidental não se da bela busca do lucro no mercado, mais pela assistência estatal. CONTUDO, a URSS nunca prosperou, mesmo tendo uma “proteção estatal”. Terceira via falha?
Caráter mundial de privação de liberdades : alimentos, nutrição,política,saúde, educação,emprego, socioeconômico,saneamento básico
Valores como humanismo, justiça e generosidade são mais importantes, para Sen, que o mercado em seu sentido próprio. Justiça sem liberdade = utopia perigosa.
LINKANDO ATUALMENTE: Cenário grego atual, com o crescimento do indicie de desempregados, promoverá a privação de liberdades sócias, econômicas etc.
Às vezes a ausência de liberdades substantivas relaciona-se diretamente com a pobreza econômica, que rouba das pessoas a liberdade de saciar as necessidades básicas. Em outros casos, a privação da liberdade vincula-se estreitamente à carência de serviços públicos e assistência social. Mais ainda, a violação da liberdade resulta diretamente de uma negação de liberdades políticas e civis por regimes autoritários e de restrições impostas à liberdade de participarda vida social, política e econômica da comunidade