Desenvolvimento Colombia
A Colômbia localiza-se na América do Norte, faz limite com o norte e o Mar das Caraíbas ao leste fica a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e o Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá.
Colômbia: conflito
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são o maior e mais antigo grupo de rebeldes de esquerda da Colômbia — e um dos exércitos de guerrilha mais ricos e poderosos do mundo tem como propósito anunciado usar a luta armada para derrubar o governo.
A guerrilha envolveu-se no tráfico de drogas colombiano (tendo se tornado o líder mundial em produção de cocaína com 70% da distribuição total do mundo) para levantar dinheiro para sua campanha.
Outro grupo de destaque na Colômbia é o Exército de Libertação Nacional da Colômbia (ELN). Trata-se de uma organização guerrilheira, de inspiração comunista e de carácter político-militar. o conflito entre estes dois grupos e criado por estes dois grupos tem levado a um sucessivo aumento das consequências humanitárias dos confrontos armados em alguns departamentos da costa pacífica colombiana e uma formação de novos grupos armados, conhecidos como "bandos de criminosos", aumentando os níveis de violência que afectado directamente a população. Através de assassinatos, desaparecimentos, infracções das regras do Direito Internacional Humanitário protegidas pelas equipas médicas, aumento dos explosivos improvisados e de guerra, ameaças, ocupação de propriedades civis, actos de violência sexual, deslocamento forçado de comunidades inteiras, entre outros. As vítimas que vivem em áreas remotas onde, em muitos casos, o Estado não tem presença, continuam sofrendo com a falta de serviços básicos de saúde, moradia e educação.
Desenvolvimento da Colômbia
Ao longo da década de 2000 a violência e os conflitos tem vindo a controlar-se, apesar de continuarem a existir, sendo que a taxa de homicídios diminui para metade em relação a década de 1990. No entanto 46% dos colombianos vivem abaixo