desenvolvimento ambiental
O programa de manejo ambiental saudáveis dos resíduos perigosos inclui a prevenção do tráfico internacional e ilícito de resíduos perigosos.
O controle sobre isso vem do armazenamento, do tratamento, de reciclagem e reutilização, do transporte da recuperação e do depósito dos resíduos perigosos é de grande importância para a saúde humana. Hoje se fala muito sobre desenvolvimento sustentável, mas ainda porem pouco se faz, é preciso fazer muito mais para chegar a tal sustentabilidade global.
Quando se investe no tratamento dos resíduos, aumentam o custo direto e indireto que recalca no bolso do individuo, é preciso um equilíbrio muito grande para que os custos sejam controlados. Esses resíduos tem que ser tratados em ativos aonde não venha prejudicar o meio ambiente.
Tem que haver mais incentivo para que as indústrias procurem tratar, reciclar, reutilizar e que depositem seus resíduos mais perto possíveis da fonte geradora, se a produção for mesmo necessária.
Existem ações governamentais para estabelecer método para classificar e avaliar a saúde das pessoas que moram por perto dos depósitos de resíduos. Adotaram o principio de que quem polui paga e verificam se essas normas estão sendo cumpridas.
O (CONAMA) conselho nacional do meio ambiente estabeleceu regras de proibição de importação de resíduos perigosos no território nacional, se isso acontecer é uma transgressão a lei provocando sérios problemas ao meio ambiente.
Manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questão relacionados com os esgotos.
Resíduos sólidos são todos os restos domésticos e resíduos não perigosos, tais como o lixo da rua, o entulho de construção, em certos países os resíduos humanos, como excrementos, cinza de incineradores, fossas sépticas e tratamentos de esgoto. Porem se esse apresentarem sinais de perigo deverá ser trados de acordo com o cap.20.
A redução ao máximo desse tipo de resíduo exige uma prevenção centrada nas transformações dos