PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SCHNEIDER, Evania. Centro Universitário UNIVATES.
GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
José Antônio Moraes Lima Acadêmico do Curso de Gestão de Tecnologia Ambiental
Este artigo pontua em sua introdução a necessidade de intensificar estudos, pesquisas e debates sobre os efeitos do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente, procurando uma abrangência maior, inclusive atingindo a comunidade em geral, através do envolvimento das administrações municipais, estaduais e federais, a fim de que todos possam ter acesso. Somente através do uso das práticas de manejo, que não agridam o meio ambiente, pode-se assegurar a perpetuidade da produtividade dos ecossistemas para as futuras gerações. Por isso precisamos desenvolver junto às administrações públicas, um modelo de gestão que assegure a preservação ambiental.
Na seqüência o artigo mostra através de elementos não verbais que primeiramente é necessário compreenderem o significado de ecossistema, passando a seguir para a análise da questão ambiental nas administrações ambientais, a fim de garantir a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Considerando que todo e qualquer ecossistema apresenta componentes bióticos e substâncias abióticas que quando em equilíbrio com o meio, produzem estabilidade. Através da teoria de Schumacher (1997) o artigo destaca que os efeitos que asseguram este equilíbrio dinâmico correspondem essencialmente às relações de alimentação de populações e aos ritmos fatores ecológico. Qualquer desequilíbrio ocasionado pela poluição e destruição dos ecossistemas ocasiona diversos problemas na atmosfera. Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente (1991) é prioridade básica fazer com que o problema