desenhos infantis
CURSO DE PSICOLOGIA
Bruno Magno de Oliveira - B204DB-2.
Kivia Franciele M. da Silva - B4385G-5.
Bruna Straciere Quintana-B35BEC-8.
ANALÍSE GRÁFICA DO DESENHO INFANTIL.
Trabalho apresentado a
Orientadora: Mônica Cintrão.
São Paulo
2013
Método:
Nome: Giulia.
Idade: 2 anos.
Análise:Giulia apresenta rabiscos nomeados,típicos da fase fortuita dentro da teoria de Louquet.Para Lowenfeld,estes rabiscos são garatujas e no caso do desenho de Giulia,é encontrada a garatuja controlada,poisa criança controla os seus movimentos e descobre a relação entre os movimentos e os traços do papel, Normalmente preenche páginas inteiras. Muda as cores ao desenhar. Giulia está nos padrões gráficos esperados para a sua idade.
A figura 01 segue em anexo.
Nome: Julia
Idade: 3 anos
Análise: Julia apresenta rabiscos desordenados, típicos da fase Fortuita dentro da teoria de Louquet, porém também apresenta a figura de irradiação que se encaixa na fase Realismo Mal sucedido. Para Lowenfeld, estes rabiscos são Garatujas e no caso do desenho de Julia, é encontrada a garatuja desordenada, pois saem da folha, garatujas nomeadas. Júlia está dentro dos padrões gráficos esperados para a sua idade.
A figura 02 segue em anexo.
Nome: Nicolas.
Idade: 6 anos.
Analise: Nicolas apresenta um desenho sem relação, as figuras humanas estão espalhadas pela folha, há negligencias, e exageros na representação dos membros, porém possui tronco, algo que na teoria de Louquet se encaixa na fase do Realismo Mal sucedido, e para Lowenfeld representa a fase Pré-Esquemática. Segundo as duas abordagens teóricas, Nicolas está de acordo com o esperado para sua idade.
A figura 03 segue em anexo.
Nome: Gabriel.
Idade: 8 anos .
Analise: No desenho de Gabriel são encontrados elementos que na teoria de Louquet são característicos da fase do Realismo Intelectual , em seu desenho há o rebatimento, e há transparência, pois ele