desenho
Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais próximo como são vistos. É uma representação tridimensional que fornece, através de um único desenho, a forma da peça em estudo.
A perspectiva é resultado de uma projeção e, sendo assim, o centro de projeção é o olho do observador; as projetantes correspondem aos raios visuais e a projeção no plano é a perspectiva do desenho.
É um recurso que utilizamos em desenho, para representar um objeto tridimensional
(largura, altura e profundidade) em uma folha que tem duas dimensões utilizáveis
(largura e altura). Provocamos a ilusão de profundidade através de linhas inclinadas em relação à horizontal chamadas projetantes, ou linhas de fuga.
TIPOS DE PERSPECTIVAS:
PERSPECTIVA CAVALEIRA:
Resulta da projeção cilíndrica oblíqua estando o objeto com uma face paralela ao quadro. Costuma-se adotar aos ângulos de 30°, 45° e 60° para o eixo das projetantes. Quando desenhamos um objeto em perspectiva cavaleira, a face que está paralela ao quadro não sofre redução de suas dimensões (altura e largura), porém as arestas, que representam a profundidade sofrem uma redução.
A redução sofrida pelas arestas de profundidade varia de acordo com o ângulo do eixo das projetantes, conforme o desenho a seguir:
PERSPECTIVA AXONOMÉTRICAS:
Resulta da projeção cilíndrica ortogonal, estando o objeto inclinado em relação ao quadro. Podem ser divididas em três tipos, segundo os ângulos entre os eixos de altura, largura e profundidade.
A) PERSPECTIVA ISOMÉTRICA:
Na perspectiva isométrica os três ângulos são iguais (120º ).
Observação importante: No desenho voltado à engenharia, a perspectiva isométrica tem um emprego muito mais freqüente sobre os outros dois tipos.
A perspectiva isométrica quando por nós utilizada não sofrerá redução em nenhum dos eixos.
B) PERSPECTIVA DIMÉTRICA:
Na perspectiva dimétrica apenas dois