desenho
Sustentabilidade é a forma de promover uma busca de maior igualdade social, valorização dos aspectos culturais, maior eficiência econômica e um menor impacto ambiental, nas soluções adotadas nas fases de projeto, construção, utilização, reutilização e reciclagem da edificação.
Estimativas indicam que entre 43% e 80% da produção madeireira da região amazônica seja ilegal, de áreas desmatadas ou exploradas de forma predatória e insustentável. Em média, 75% dessa produção é destinada ao mercado interno. Assim, há uma grande chance de que todas ou grande parte das empresas que usam madeira da região amazônica estejam involuntariamente utilizando madeira de origem ilegal ou predatória.
MANEJO FLORESTAL
Os americanos são os maiores produtores mundiais de madeiras duras em tronco (24%), enquanto a América Latina produz apenas 14%. Isso ocorre porque os norte americanos aproveitam grande parte de suas florestas para fazer manejo sustentado, ao contrário dos países latinos. Mesmo com a terceira menor floresta do mundo, os Estados Unidos conseguem um aproveitamento mais significativo devido ao manejo.
O aproveitamento das florestas naturais ou plantadas, através de Projeto de Manejo Florestal aprovado pelo IBAMA, é a forma correta de utilizar estes recursos naturais, por partir do princípio de sustentabilidade, ou seja, prevendo uma utilização que permita a recomposição da floresta de uma determinada área, viabilizando-a econômica, socialmente e ambientalmente.
PROJETOS E ESPECIFICAÇÃO DA MADEIRA
Ao projetar e especificar o tipo da madeira a ser utilizada é importante que sejam consideradas as características das peças a serem detalhadas, evitando excesso de cortes e emendas. Procure adequar o projeto às peças com medidas de mercado.
CERTIFICADORAS
A grande necessidade do uso dos recursos naturais advindos da madeira, já se tornou alvo de estudo de muitos órgãos ligados a estas indústrias. Diante dessa