Ditadura Uruguaia
Presidente Juan Maria bordaberry
27 de junho de 1973 o discurso que deu inicio a ditadura do pais que foi transmetido através do radio e da telefissão.
Duração da ditadura de 27 de 1973 junho á 28 de fevereiro de 1985 com apoio das forças armadas .
Sua característica mais marcante foi as perseguições , e desaparecimento dos opositores
1960 ocorreu o processo de deterioração social e política com aumento dos conflitos , surgiu o movimento de libertação nacional tupamarcos
A convenção nacional de trabalhadores convocou a greve mais longa da historia que durou 15 dias .
O golpe em 1975 Juan Maria institui o Chamado conselho da nação ,um órgão executivo onde representantes não teriam que ser eleitos pelo voto popular , só as figuras de mais importância votariam .
1976 Juan expôs para as forças armadas novas medidas de organização para o governo , entre as quais envolviam a destituição dos partidos políticos . A propostas desagradou as forças armadas , foi quando houve um conflito entre Juan Maria e os representantes de alto escalão das forças armadas .
12 de junho , Alberto Demicheli , vice de Bordaberry , assumiu a presidência sendo o poder a ele indicado pelo conselho . logo depois Aparicio Méndez que governou por cinco anos .
Em 1 de setembro de 1981 assumiu a presidência o general Gregório Álvarez .
Pacto do clube de Narval – fecha-se um acordo chamado de “ Pacto do clube de narval “ entre Gregório Álvarez , a frente do partido colorado e a união cívica .
Em 12 de fevereiro de 1985 Álvarez deixou nas mãos do presidente da suprema corte de justiça .
Em 1986 durante a presidência de Julio Maria Sanguinetti editou-se uma lei que punia os delitos de violação aos direitos humanos e terrorismo feitos durante a ditadura ( 1975 – 1985 ).