DESENHO
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUÍMICOS
QUÍMICA X
Prática nº 1 – Misturas
Turma: 11.
Janeiro/2013
INTRODUÇÃO
Misturas
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura.
Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução. Existem três tipos fundamentais de misturas: as homogêneas (homo: igual), as heterogêneas (hetero: diferente) e as coloidais. Segue abaixo, figura que mostra etapas do processo de mudança de estado.
Classificação das Misturas: Soluções e Dispersões.
Frequentemente as substâncias químicas (elementos e compostos) encontram-se misturadas umas às outras. O sangue, a água do mar, o solo e o próprio ar são exemplos de misturas. As misturas podem ser heterogêneas ou homogêneas.
a) Misturas heterogêneas: são constituídas de duas ou mais fases. Uma fase de uma mistura é identificada por possuir um aspecto visual uniforme, mesmo ao microscópio mais potente. As propriedades organolépticas e algumas propriedades físicas são constantes ao longo de uma fase. As misturas heterogêneas são também chamadas de dispersões.
As dispersões são formadas por um constituinte em maior quantidade de matéria chamado de dispergente e um ou mais constituintes em menor quantidade de matéria chamados de dispersos.
As dispersões podem ser classificadas, quanto ao tamanho das partículas do disperso, em dispersões grosseiras (diâmetro das partículas superior a 1000 Å) e dispersões coloidais