Algas
As Algas pluricelulares são um grupo de algas que integram o Reino Protista porem antes pertencidas ao Reino Plantae. Esse grupo de algas foi por muito tempo considerado parte do reino Plantae, por seus organismos serem eucariontes, multicelulares e realizarem a fotossíntese. Entretanto, ele é diferenciado das plantas por não conseguirem sobreviver em terra, desenvolverem-se em estruturas diferentes das plantas e não possuírem clorofila b, comum às plantas. As algas verdes, por mais que possuam a clorofila b, muitas vezes são unicelulares, sendo assim classificadas como protistas.
ALGAS PLURICELULARES
São organismos aquáticos, em sua maioria marinhos, mas também com espécies de água doce, ou seja, vivendo em rios e lagos. Até mesmo em solos úmidos.
As algas pluricelulares não têm órgaos especializados e seu corpo todo é denominado talo.
Sua reprodução é variável, dependendo da espécie., podendo ser assexuada ou sexuada. Dividem-se em 3 grupos: Clorófitas, Rodófitas e Feófitas.
De forma geral são autótrofos e macroscópicos.
CLORÓFITAS
Também chamadas de Clorofíceas, são conhecidas como "algas verdes". A maioria marinha mas também com algumas espécies de água doce, algumas também, podem ser encontradas em ambientes úmidos. Através da fotossíntese são responsáveis pela maior parte de produção de oxigênio o planeta. Se reproduzem de forma assexuada por cissiparidade. O pigmento predominante é aclorofila, que dá a elas a cor verde.
Muitas delas são consumidas pelo ser humano como alimento, como por exemplo o gênero Ulva (alfaces-do-mar), muito apreciadas pelos orientais.
RODÓFICEAS
As Rodofíceas são conhecidas como "algas vermelhas", mas podem também apresentar a coloração azulada e róseas, dentre outras. Isso porque além da clorofila, possuem possuem outros pigmentos como a ficoeritrina(avermelhada) e a ficocianina(azulada). Vivem com os talos fixos no substrato e podem atingir vários metros de