Trabalho
CURSO DE ENGENHARIA CÍVIL
PROCESSOS GERAIS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS: FILTRAÇÃO E DECANTAÇÃO
Relatório apresentado à disciplina de Química Geral, do curso de Engenharia Civil do Unileste.
Alunos: Débora Figueiredo Lacerda Oliveira Mariana Pereira Souza Nathalya Fernandes F. S. Costa
Professor: Aline Ferreira Taveira
CORONEL FABRICIANO – MG
MARÇO 2014
1. INTRODUÇÃO
Em Química, separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias (ou outras misturas) em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, centrifugação, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Filtração
Os processos mais usuais são: filtração comum, a vácuo, a frio, a quente e ultrafiltração.
Trata-se de um processo de separação sólido-líquido, no qual podemos utilizar papel de filtro (em forma de cone), algodão, tecido, placas de porcelana porosa, vidro sintetizado, fibras de vidro e amianto.
O mais utilizado em laboratório é o papel de filtro, encontrado no comércio com diversas porosidades (a escolha depende do tipo de partícula a ser filtrada).
Decantação
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.