DESENHO T CNICO
ROBSON RAMOS PIERRI
DESENHO TÉCNICO APLICADO A SEGURANÇA DO TRABALHO
Três Lagoas
2015
SENAC
ROBSON RAMOS PIERRI
DESENHO TÉCNICO APLICADO A SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho apresentado ao curso técnico em
Segurança do Trabalho, para fim de obtenção de nota da disciplina de AutoCad, do Instituto Senac.
Prof.ª Barbara Isabela Ramos Costa
Três Lagoas
2015
INTRODUÇÃO
Com a necessidade de representar com precisão, formas, ferramentas, máquinas, peças, posições de objetos e outros instrumentos de trabalho e com a evolução constante das áreas de Engenharia surgiu o Desenho Técnico, uma forma de expressão gráfica. Objetivo do trabalho é descrever o que é Desenho Técnico, para que serve as normas que o regulamentam, as características de cada desenho e sua simbologia.
1. O que é Desenho Técnico
O desenho técnico pode ser datado do terceiro milênio A.C. na Babilônia, onde escavações arqueológicas exumaram projetos e implementos rudimentares de desenho. O processo formalizou-se durante o Renascimento Italiano, quando Filippo Brunelleschi completou esboços de famosos monumentos florentinos desenhados perfeitamente em miniatura. Desde o século XVIII, as disciplinas específicas de desenho técnico se desenvolveram e, durante o século XX, eles passaram a ser auxiliados pelo uso de computadores.
O desenho técnico pode ser dividido em quatro disciplinas principais ou tipos: construção corte, vista explodida e patente. Os desenhos de construção servem como a estrutura para diagramas usados na concepção de um tipo de estrutura, enquanto que um desenho de patente representa o interior da composição do invento recentemente desenvolvido que é usado para obter uma patente. Um desenho em corte é utilizado para mostrar as partes internas de funcionamento do dispositivo ou máquina complicada, e uma vista explodida é utilizada para instruir o telespectador sobre a relação ou a montagem de uma máquina ou equipamento, de modo