Desenho a partir de novas experiências sensoriais
PROPOSTA: Desenho a partir de novas experiências sensoriais
OBJETIVO: • Explorar diferentes espaços físicos dentro da U.E.; • Atentar às novas experiências sensoriais; • Usar uma nova forma para desenhar e expressar.
CONTEÚDO: Desenho – a partir de um passeio pela escola e de percepções sensoriais.
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, DOS MATERIAIS PARA ATIVIDADE DAS CRIANÇAS: Esta atividades será realizada em três etapas: • Na quinta-feira conheceremos o artista Vik Munis e suas obras; • Na sexta-feira faremos um passeio por outros espaços da U.E. pouco visitados e em seguida faremos desenhos representativos do que vimos e sentimos com arroz em papel Collor set preto; • E finalmente, na segunda-feira, faremos apreciação através das fotos;
INTERAÇÕES: Durante o passeio espero que as crianças ouçam os sons, sintam os cheiros, vejam coisas novas e façam novas descobertas. E a partir da apresentação das obras de Vik Munis que as crianças tenham um novo olhar para todas as coisas contidas em um espaço e não somente uma visão estereotipada do lugar.
RELATÓRIO
Escrevi o planejamento e pesquisei na internet algumas obras de Vik Munis, pois gostaria de apresentá-lo as crianças. Criei um CD com algumas imagens, a primeira delas foi o auto retrato, para que as crianças conhecessem o artista, em seguida coloquei a mesma foto porém ampliada para que todos visualizassem do que era feito aquele “desenho” (pequenos círculos produzidos por furador). Mostrei ainda outras várias fotos. As crianças ficaram encantadas com a possibilidade de desenhar no lixo, e durante a exposição elas ficavam tentando identificar os objetos contidos naquele desenho. No dia seguinte conversei com as crianças sobre a proposta e saímos a caminho de novas descobertas e sensações. Eles ficaram excessivamente excitados, ao chegar na parte lateral, onde continham algumas árvores, eles começaram a exploração.