Desenho Técnico para Engenharia Civil - Projeção
Construção Civil
(aula 05)
Corpos primáticos em projeção oblíqua
A representação gráfica de corpos em um plano de projeção, é denominada simplesmente de projeção. Em uma projeção paralela, todas as arestas paralelas de um corpo aparecem paralelas também no desenho.
A projeção paralela é adotada ao desenhar-se uma projeção obliqua (perspectiva paralela), aparecendo o corpo como uma estrutura tridimensional. As representações em projeção oblíqua são adotadas, quando for necessário tornar explícito o desenho (volume).
Isso pode ser feito de várias maneiras, adotando-se um CUBO como corpo básico simples para a explicação das respectivas regras. Corpos primáticos em projeção oblíqua
CUBO EM PERSPECTIVA PARALELA
Perspectiva cavaleira:
É a designação dada a uma forma de representação não regulamentada por normas, partindo-se da superfície visual principal. Nesse caso, todas as arestas, horizontais e verticais, que se situam no plano de projeção, permanecem sem redução. Junto a superfície visual principal que, assim, permaneceu inalterada, se traçam linhas que representam as arestas que correm para o fundo, partindo dos cantos, em um ângulo de 45º da linha horizontal. Na engenharia civil, é usual reduzirem-se em 1/3 as arestas que correm para o fundo. As relações dos lados a:b:c é igual a
1:1:1/3.
Corpos primáticos em projeção oblíqua
PROJEÇÃO ISOMÉTRICA
Projeção isométrica:
A partir do canto inferior anterior do cubo, com um ângulo de 30º em relação à horizontal, se desenham as linhas para esquerda e para direita, representando as arestas que correm para o fundo. No canto anterior e nas extremidades das arestas inferiores, são traçadas as arestas verticais.
Nas suas extremidades, desenhem-se linhas paralelas às arestas inferiores.
Recomenda-se essa representação, quando devem ser mostrados aspectos importantes em três superfícies visuais.
Nenhuma dimensão do corpo é reduzida
sendo